sexta-feira, 16 de agosto de 2019


16 DE AGOSTO DE 2019
GOLPE DOS NUDES

Criminosos usam nome de policial em estelionatos


Há pouco mais de um ano, o policial civil Roberto, 36 anos, foi obrigado a trocar de lado do balcão na delegacia: de investigador de crimes violentos, tornou-se alvo de estelionatários Brasil afora.

Criminosos falsificaram sua identidade funcional e passaram a usá-la para dar legitimidade a golpes. Já há confirmação de casos com seu documento em cinco Estados além do Rio Grande do Sul. Segundo o policial, que pediu para ter o sobrenome preservado, tornou-se rotina atender de duas a três ligações por dia de colegas da polícia avisando sobre o documento dele ter sido usado em golpe. Também o procuram vítimas que conseguiram seu número e ligam para verificar a veracidade da história. Em outros casos, há quem ligue cobrando, por acreditar que o policial está envolvido nas trapaças.

- É horrível. Jamais imaginava que passaria por isso. Esse documento falso circulando pode me atrapalhar até em uma investigação - reclama o agente.

Depois de ver o documento pipocando em grupos de WhatsApp, fez investigação preliminar. Descobriu pelo menos 50 casos espalhados pelo Rio Grande do Sul, fora os registrados em outros Estados.

Investigação

Usando o documento falso, os estelionatários já conseguiram valores das vítimas. Em Cachoeirinha, um empresário casado se envolveu no golpe dos nudes. Para ter sua imagem preservada pelos golpistas, pagou R$ 18 mil. Em outro caso investigado - o golpe do falso depósito - os criminosos conseguiram videogame, celulares e até uma banheira de hidromassagem. Esses seriam os estelionatos aplicados com o nome do policial.

O agente identificou que, os criminosos que aplicam o golpe dos nudes, estão no sistema prisional. Eles contariam com ajuda de familiares e pessoas próximas para praticar os crimes. A polícia chegou a pedir mandados para a Justiça, mas não obteve retorno. Outra delegacia assumiu a apuração e agora tenta identificar quem usa a imagem e aplica os golpes.

VITOR ROSA

Nenhum comentário:

Postar um comentário