sexta-feira, 16 de agosto de 2019


16 DE AGOSTO DE 2019
+ ECONOMIA

Risco de recessão global é real

Desde o final de julho os mercados financeiros operam como montanha-russa, por medo de recessão global. Em um dia as bolsas desandam, no seguinte se recuperam. É a turbulência que costuma preceder perdas pesadas.

Ontem, no Brasil a bolsa caiu 1,2% enquanto o dólar recuou 1,24%, por esforço do Banco Central (BC), que passou a vender cédulas. Foi um dia calmo perto da véspera, quando o recuo de 0,1% no PIB da Alemanha no segundo trimestre, a desaceleração da produção industrial na China ao nível mais baixo em 17 anos e o comportamento dos títulos do Tesouro dos Estados Unidos reforçaram o temor de um "mini 2008", referência à Grande Recessão causada pela crise da hipotecas nos EUA.

- Ainda não resolvemos os grandes problemas que causaram a crise do subprime em 2008 - diagnostica Antonio Corrêa de Lacerda.

Especialista em economia internacional, ele pondera que a escassez de demanda global deu impulso às medidas protecionistas e populistas de Donald Trump:

- É a reação de governos locais tentando preservar seu espaço. O que acaba ocorrendo é quadro de guerra comercial e cambial.

Para Lacerda, uma nova recessão global não é inevitável. Vai depender de que medidas serão tomadas por governos da reação dos mercados. Admite que o arsenal está mais restrito, mas não foi desmontado:

- Os juros já estão muito baixos, então o instrumento de política monetária é limitado. Restariam os fiscais, que também têm pouco espaço. Não quer dizer que não se possa fazer nada.

Por isso, embora a intervenção do BC brasileiro (leia mais abaixo) tenha antecipado a aplicação do pacote anticrise, Lacerda aprova a medida:

- O risco de recessão é péssimo para o Brasil, porque criamos nossa própria recessão, e agora o quadro internacional vai jogar contra. Mas o BC fez o óbvio. Diante do risco, interveio e entrou no mercado à vista. O discurso liberal é retórica. Na hora em que precisa, é o Estado que vai intervir.

MARTA SFREDO

Nenhum comentário:

Postar um comentário