sexta-feira, 30 de agosto de 2019


lançamentos

O Papa na Igreja Católica (Est Edições, 80 páginas), do professor doutor Monsenhor Urbano Zilles, nascido em Nova Petrópolis em 1937, descreve a evolução histórica do papado na teoria e na prática, a questão do primado, a questão da infalibilidade e o papa como unidade entre os cristãos, com linguagem clara, acessível, profunda e abrangente.

O futuro das humanidades - Ciências humanas - Desafios e perspectivas (Educs, 270 páginas), organizado pelos professores Jelson Oliveira e Ericson Falabretti, traz textos deles e de especialistas sobre cibercultura, religião, história, filosofia, teologia, direitos humanos, colonialidade e outros temas relevantes da atualidade.

Imaginação - Reinventando a cultura (Pólen, 128 páginas), de Marta Porto, crítica de cultura, ativista, pensadora e coordenadora de escritórios da Unesco, traz 14 ensaios sobre artes, imaginação, cultura, bibliotecas e outros temas. Marta propõe que a imaginação seja a base de uma cultura mais democrática, inclusiva, abrangente e, assim, mais humana.

a propósito...

Não tem dúvida de que é preciso aliar a desejada e essencial preservação ambiental com o desenvolvimento social, cultural e econômico da região. Quem não sabe que há riquezas imensas que podem ajudar o Brasil e os brasileiros, se houver um debate razoável e consequente? 

O desafio é enorme, antigo, já derrubou políticos, ministros e já teve suas idas e vindas. Num momento em que tudo está sendo exposto, por todos, toda hora, e, neste tempo em que buscamos soluções para queimadas e outros problemas, tomara que baixe um espírito calmo, científico, democrático e que nós, brasileiros, soberanos, consigamos fazer diferente, ao contrário de alguns que já destruíram muito e agora ficam nos criticando indevidamente. 

Jaime Cimenti

Nenhum comentário:

Postar um comentário