sábado, 17 de agosto de 2019


17 DE AGOSTO DE 2019
CINEMA

Fantasia política aquece Festival de Gramado

Com a primeira exibição brasileira do badalado Bacurau, a 47ª edição do Festival de Cinema de Gramado teve início ontem no Palácio dos Festivais. Dirigido por Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles, o longa foi o vencedor do Prêmio do Júri do Festival de Cannes em maio, arrancando elogios da crítica internacional.

Após discursos de autoridades e um pequeno concerto da Orquestra Sinfônica de Gramado, elenco e realizadores de Bacurau passaram pelo tapete vermelho situado na Rua Coberta. Entre os principais nomes do longa, está a atriz Sonia Braga, que foi a mais aclamada pelo público.

- Sonia, eu te amo! Sonia, eu te amo! - gritavam os fãs.

Em rápida conversa com a imprensa, ela comentou sobre seu retorno a Gramado com Bacurau:

- É maravilhoso voltar aqui com este filme, ainda mais uma produção que fala a língua do brasileiro - disse a atriz.

Para Sonia, Bacurau pode servir como uma inspiração:

- Este filme explica o Brasil do futuro, aquele que a gente não quer.

No festival que se estende até 24 de agosto, Kleber volta com um filme hors concours, que não integra a mostra competitiva. Em 2016, ele abriu o evento com Aquarius. Quatro anos antes, O Som Ao Redor deu ao cineasta o Kikito de melhor diretor. Nesses outros filmes, Juliano foi o diretor artístico. Os dois assinam o roteiro também.

No palco, como uma forma de protesto, Kleber fez questão que toda a equipe e atores presentes relatassem sua função no longa.

- Somos todos aqui profissionais da área da cultura e exigimos respeito - pontuou.

- Meu nome é Sonia Braga e sou atriz - iniciou a estrela, o que prosseguiu com os demais atores e integrantes técnicos do filme.

A estreia de Bacurau está prevista para o dia 29 de agosto. O filme se passa em um povoado do sertão de Pernambuco chamado Bacurau, em um futuro próximo. Fenômenos estranhos começam a assombrar o vilarejo: os celulares param de funcionar e Bacurau desaparece do mapa. Os pobres moradores ficam isolados. Contratados pelas autoridades locais, americanos surgem com a missão de eliminar a população do lugar. No entanto, o povo dali não pretende se entregar.

Antes da exibição de Bacurau, os curadores Eva Piwowarski e Rubens Ewald Filho, que morreram este ano, foram homenageados no palco do Festival de Cinema de Gramado. Duas placas foram entregues a familiares deles.

Leia mais no Caderno Fíndi

WILLIAM MANSQUE

Nenhum comentário:

Postar um comentário