sábado, 24 de agosto de 2019



24 DE AGOSTO DE 2019
MÁRIO CORSO

Camiseta de time de futebol

Pouca coisa é mais ridícula do que vestir uma camiseta de time de futebol fora do estádio, ou quando não é um dia de jogo. É certidão de deselegância, uma chinelagem que não precisa de recibo. Salvo, e unicamente, se for a camiseta do nosso time. Excepcionalmente, o nosso time tem as cores, o corte e a adequação necessários. Só ele permite o uso da camiseta extracampo sem ofender o estilo e o bom gosto. Por um acaso único e intransferível do destino, nosso time tem uma história extraordinária no futebol que dilui esse grave problema estético. Que sorte a nossa!

Vale o mesmo para as mulheres: elas vestindo uma camiseta de time de futebol no dia a dia é muito sem noção. É a apoteose brega sem escalas. Como que essa menina saiu de casa assim? Ela não tem mãe que lhe diga o óbvio? Não tem amigas que lhe sinalizem o desalinho? De onde lhe ocorre que isso seria razoável? Da mesma maneira anterior, apenas se for do nosso time, e unicamente dele, isso não é condenável. Por uma exceção ímpar, por essas raras causalidades felizes, mulheres com a nossa camiseta realçam o empoderamento feminino e sua graça ao portar as cores e o emblema do nosso time. Mas só o nosso, e isso não sou eu quem diz, mas o bom senso. Não esqueçam!

Existe demarcação territorial mais tola e sem sentido do que bandeiras com as cores de um time em janelas ou terraços quando não há jogo? O que essas pessoas pensam? Não se dão conta do ridículo, da infantilidade de fazer este xixi simbólico no entorno? Ninguém lhes educou para as boas maneiras e pela harmonia da arquitetura? Para o senso mínimo de civilidade? Por aquelas coincidências incríveis, apenas as cores e emblemas do nosso clube não ferem a elegância e a boa apresentação. Portanto, tenham a decência de não usar outras cores.

O que dizer de bandeiras de time de futebol em cima de caixão no velório. O falecido não se representa por outra coisa? Não tem outra identidade? Os familiares não se dão conta de que futebol não combina com o luto, com a perda trágica daquela pessoa querida? Que ideia de jerico colocar uma bandeira clubística em um momento triste e solene. Mais uma vez, por uma incrível exceção, a bandeira do nosso time pode ser usada até nesses casos. Mas apenas porque o nosso clube possui uma magnitude simbólica que transcende aos times comuns. Recorde, apenas a nossa trajetória histórica não corrompe a delicadeza da solenidade fúnebre. Tenham paciência, por favor não me venham com outras bandeiras.

Como podemos ver, como regra geral, acredito que fica claro pelo que expus, apenas as cores e insígnias do nosso time podem ser usadas fora do contexto do futebol sem ferir a sensibilidade estética, o bom gosto e a harmonia do cosmos.

MÁRIO CORSO

Nenhum comentário:

Postar um comentário