quarta-feira, 21 de agosto de 2019


21 DE AGOSTO DE 2019
TENDÊNCIAS NO VAREJO

Glória Maria faz palestra na abertura

Apresentadora da Rede Globo, Glória Maria palestrou na abertura da Convenção Gaúcha de Supermercados (Expoagas). Para um auditório lotado no Teatro do Sesi, em Porto Alegre, em quase 50 minutos, a jornalista à frente do Globo Repórter contou sobre suas peripécias diante das câmeras para motivar varejistas. Para incentivá-los, recorreu a um clichê: saia da zona de conforto.

- Nasci mulher, pobre, negra e aprendi que a gente não pode viver exercitando problema. Tento viver para a solução, e não para o problema. Se tivesse pensado o tempo toda na minha condição de inferioridade, não teria ido a lugar algum. O medo paralisa - disse ela.

Hoje, a atriz Claudia Raia falará no evento sobre empreendedorismo e, amanhã, Alexandre Garcia irá avaliar o cenário político e os impactos no consumo em 2020.

TENDÊNCIAS NO VAREJO

Na Capital, Expoagas discute tecnologia nos supermercados

Se no Exterior supermercados com autoatendimento e sem atendente no caixa são realidade, essas mudanças causadas pela revolução digital ainda parecem tímidas no varejo gaúcho. Tendências como essa são tema de debate na 38ª edição da Convenção Gaúcha de Supermercados (Expoagas), que começou ontem e termina amanhã, no centro de eventos da Fiergs, em Porto Alegre.

As mudanças no mercado provocadas pela tecnologia são tema de quase metade dos seminários oferecidos aos supermercadistas no tradicional evento. Presidente da Associação Gaúcha de Supermercados (Agas), Antônio Cesa Longo considera o consumidor gaúcho conservador aos novos formatos e avalia que o mercado tradicional está longe do fim.

- Vejo novas maneiras de venda e novos formatos válidos, mas nenhum modelo único é o ideal - afirma Longo.

No Estado, uma das tendências está no pedido eletrônico, conta o presidente da entidade, em que o consumidor compra produtos pela internet e os retira na loja, organizando a rotina. Para Longo, é uma oportunidade que tem de ser aproveitada.

Durante os três dias de evento, representantes de cerca de 7 mil empresas do país e 11 do Exterior circulam entre os estandes dos mais variados produtos, desde comida para cachorro até finos vinhos. De acordo com a organização da feira, cerca de 800 novos itens estão sendo apresentados nas prateleiras - é o caso de granolas gourmets, por exemplo.

Projeções indicam que, neste ano, a Expoagas movimentará R$ 520 milhões em negócios, um aumento de 2% na comparação com 2018.

DÉBORA ELY

Nenhum comentário:

Postar um comentário