terça-feira, 27 de agosto de 2019


27 DE AGOSTO DE 2019
MAPA DO TURISMO


Caxias entra para a Região das Hortênsias

Caxias do Sul integra, a partir de agora, a Região Turística das Hortênsias. É o que mostra o Mapa do Turismo Brasileiro, divulgado ontem pelo Ministério do Turismo. A relação é atualizada a cada dois anos, e o novo mapeamento vai vigorar até 2021.

A alteração atende solicitação da prefeitura, que anunciou, ainda em junho, a intenção de deixar a Região Uva e Vinho. Os trâmites para a mudança ocorreram neste ano devido ao prazo aberto pelo Ministério do Turismo para o envio da documentação dos municípios que pretendiam mudar de região. No dia 19 de junho, a proposta foi apresentada aos municípios que integravam a Região das Hortênsias e acabou aprovada pela maioria. O município de Gramado, contrário à entrada de Caxias, foi voto vencido.

Entre as justificativas para a mudança apresentada pela secretária de Turismo de Caxias, Renata Carraro, está a de que, atualmente, o município apresenta similaridades com os demais integrantes da Região das Hortênsias. Outros argumentos são que os limites geográficos e a construção do aeroporto de Vila Oliva permitem maior integração entre as cidades.

Após o acordo entre os municípios das Hortênsias, Caxias enviou a documentação à Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo do Estado (Sedetur), responsável por realizar os encaminhamentos ao governo federal. No dia 24 de julho, porém, durante a tramitação no governo do Estado, uma liminar proferida pelo juiz João Pedro Cavalli Júnior proibiu a mudança de região.

Prazos

Na decisão, estão os argumentos de que o tema deveria ter ampla discussão popular e que Caxias do Sul é reconhecida nacionalmente pela ligação cultural e histórica com a uva e o vinho. Além disso, poderia haver prejuízo ao turismo local. Com a liminar, Caxias acabou perdendo o prazo para a mudança, e a Sedetur enviou ao Ministério do Turismo a documentação mantendo Caxias na Região Uva e Vinho. O município, no entanto, conseguiu derrubar a liminar no dia 14 de agosto e, na segunda-feira passada, a Sedetur encaminhou à União a validação da mudança para a Região das Hortênsias.

Por nota, a secretária Renata Carraro afirmou que "a mudança tem o propósito de fortalecer o turismo caxiense. Esse é um passo muito importante para Caxias do Sul e será um marco para a história com a aproximação de cidades que tem o turismo como a principal atividade econômica e que já possuem uma sinergia".

Ela não detalhou as próximas ações para desenvolvimento do turismo dentro da nova região.

ANDRÉ FIEDLER

Nenhum comentário:

Postar um comentário