terça-feira, 6 de agosto de 2019


06 DE AGOSTO DE 2019
CARPINEJAR

Noite interminável do pijama


Os pais que oferecem a casa ao Dia do Pijama para a turma do seu filho vão comer o pão que o diabo amassou no café da manhã.

Não pela bagunça, não pela gritaria, não porque nenhuma criança acompanhada de uma criança jamais vai querer dormir cedo.

É de menos o que se gasta de estoque de pipoca e de refrigerante, de colchão reserva e de cobertor suplementar, de faxina e de removedor de manchas. Gasta-se, acima de tudo, paciência com os pais dos amiguinhos.

Alguns entendem errado que a noite de sábado do pijama é o final de semana inteiro e dispensam a babá à sua custa. Somem. Desligam o celular. Viajam para a Serra ou para o Litoral. Acham que é um descanso da paternidade e maternidade, uma folga amorosa e entram no modo off-line de lua de mel.

Não absorvem a ideia de que o pijama é para ser usado somente de noite e delegam a responsabilidade de cuidar do menino ou da menina por 48 horas sem nenhuma outra muda de roupa. Basta, para relaxar, o fato de ter endereço e telefone de onde o filho está.

Aqueles que disponibilizam a sede para a confraternização escolar sofrerão em lidar com os mais diferentes tipos de cuidadores. Há a tropa ansiosa familiar, que busca o seu rebento às 7h, quando ninguém acordou ainda. Há a tropa média, que busca às 10h pensando em economizar no desjejum. E tem a tropa largada, que busca na segunda, na hora de ir para a aula. Pensando bem, nem isso, pede que se dê carona para a aula e encontrará unicamente o filho no fim do expediente do trabalho.

O problema são os pais retardatários. Os pequenos vivem um clima de sequestro consentido. Ninguém vem resgatar. A maioria dos coleguinhas já partiu para o seu ninho e eles ainda estão lá, brincando com algum game pela enésima vez, fingindo que não são visitas.

Você que tem a tutela da festa não pode passar a imagem da indiferença ou do desamor e precisa entreter quem ficou. Exercerá a diplomacia para conflitos silenciosos. O que significa promover um kerb. Inventará uma gincana, com refeição fora, com cinema na matinê, com parque de diversão depois do filme, com cordão de isolamento na hora de andar no shopping. Experimentará a sensação de ser pai ou mãe de uma tribo.

Pena que não exista uma licença do serviço dedicada ao Dia do Pijama, para se recuperar da aflição mental da prole emprestada.

CARPINEJAR

Nenhum comentário:

Postar um comentário