sexta-feira, 15 de março de 2019



15 DE MARÇO DE 2019
+ ECONOMIA

MÉTODO GANHA-GANHA QUER GANHAR O BRASIL

Conhecida em todo o mundo, a estratégia de negociação chamada de "win-win" tem marca registrada: nasceu no Projeto de Negociação de Harvard, que ganhou fama por ter atuado na mediação do acordo Egito-Israel, em 1979. A aplicação empresarial da metodologia dos sete passos fez nascer uma empresa, a Conflict Management Inc. (CMI), que atua no Brasil desde 2016, com sede em Porto Alegre. Henri Krause, o gaúcho que trouxe o negócio para o Brasil, detalha sua atuação.

COMO CHEGAR AO SIM

"No final da década de 1970, um professor de Direito de Harvard, Roger Fischer, propôs pesquisa para entender os métodos dos grandes negociadores da época. A universidade aceitou e Fischer reuniu uma equipe que ouviu líderes globais. Com os dados levantados, montaram uma metodologia. Foi chamado de Projeto de Negociação de Harvard e deu origem ao livro Como Chegar ao Sim, best-seller até hoje. Em 1979, os Estados Unidos mediaram o conflito entre Egito e Israel. O governo Jimmy Carter, ao saber do processo de Harvard, buscou ajuda do próprio Fischer. A lenda conta que ele ia de cabana em cabana, em Camp David (base militar onde existe uma casa de campo para os presidentes americanos), para compreender o contexto. Culminou no Acordo de Camp David."

MISSÕES

"Podemos dar contribuição cultural, redimensionando conceitos para que as pessoas compreendam a responsabilidade de como interagem. Trabalhamos com consultoria e capacitação e auxiliamos na negociação. A venda é uma etapa. Podemos chegar à ponta do varejo, sempre observando o processo todo. Às vezes, a meta de uma diretoria é garantir condições de crescimento do ponto de vista estratégico. Isso será útil do ponto de vista global e, em dado momento, vai para a equipe comercial. Trabalhamos com o poder público, tribunais regionais do trabalho, Advocacia-Geral da União, Tribunal de Contas da União, e começamos um trabalho com o Banco Central."

TRAJETÓRIA

"Comecei na Engenharia, tive formação em Administração e optei por atuar em estratégia. Sempre procuro a referência mundial para buscar conhecimento. Tive oportunidade de conversar com o atual presidente da CMI. Pedi para trazer a emprsa para o Brasil em 2013. E começamos pelo Estado, minha ideia era impactar as pessoas do meu entorno. O próximo mercado é Portugal. A sede está em Porto Alegre, mas a ideia é ter escritórios em São Paulo e Recife também."

Deve desembarcar em breve no Sul uma franquia original: venda de sapatos confortáveis em máquinas. Criada no Rio pelo empreendedor Edison Edwin, a Sapatizi oferece aluguel de vending machines que permitem trocar de calçado em festas.

MARTA SFREDO

Nenhum comentário:

Postar um comentário