quarta-feira, 27 de março de 2019



27 DE MARÇO DE 2019
TURISMO

Gaúchos dominaram praias catarinenses neste verão

ESTUDO DA FECOMÉRCIO SC aponta que, entre visitantes brasileiros, partiu do Rio Grande do Sul o maior número de turistas, assim como no ano passado

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina (Fecomércio SC) divulgou ontem a Pesquisa Fecomércio SC Turismo de Verão no Litoral Catarinense 2019, realizada anualmente em Balneário Camboriú, Florianópolis, Imbituba, Laguna e São Francisco do Sul. E o resultado aponta os gaúchos como os principais visitantes na temporada recém terminada.

Os dados mostram que os brasileiros são os grandes frequentadores das praias analisadas (71,6% dos turistas). Dentro do Brasil, o Rio Grande do Sul lidera, sendo o Estado de origem de 28,2% dos visitantes. No ano passado, esse percentual foi de 29,3%, também colocando os veranistas gaúchos no topo da lista. Nesta temporada, entre os brasileiros, logo em seguida aparecem os visitantes de SC (14,4%), PR (12,5%) e SP (7,6%). O percentual de gaúchos empata com a soma de todos os turistas estrangeiros identificados pela pesquisa (28,3%).

Rumo a Imbituba, partiu do Rio Grande Sul também a maior concentração de turistas (58,6%), com maior contribuição de Porto Alegre (22,4%). Em Florianópolis, a pesquisa ainda identifica liderança gaúcha, com 31,7% dos veranistas - mas, nesse caso, a presença estrangeira é superior, com 32,5% (22,6% de argentinos).

- Entendemos que os gaúchos são muito atraídos pelas nossas praias, que são diferentes, com muitas baias e águas calmas. Também se encontra segurança, gastronomia e serviços de qualidade. É uma série de fatores que se somam - justifica o presidente da Fecomércio SC, Bruno Breithaupt.

MAIORIA VIAJA COM VEÍCULO PRÓPRIO

A pesquisa identificou também os meios de transporte mais usados para chegar ao litoral catarinense. Em 2019, mais de 60% do total de turistas usaram veículo próprio. Por país de origem, essa foi a opção de 65,5% dos brasileiros, de 54,1% dos argentinos, de 60% dos uruguaios e de 41,7% dos paraguaios. O ônibus, de linhas regulares ou fretados, somaram neste ano 19,9%. Desta parcela, chamou a atenção o uso das linhas regulares (15,8%).

Ainda de acordo com o presidente da Fecomércio SC, os dados que apontam os gaúchos como público predominante nessas praias serão utilizados para planejar e personalizar o atendimento a esses turistas:

- Sabendo de onde vêm nossos turistas, o empreendedor, aquele cidadão que deseja investir e receber bem, terá mais condições de se preparar, de inovar de forma personalizada para esse público. É poder oferecer ao turista aquele que ele gostaria de receber - explica Breithaupt.

Para o levantamento, foram realizadas 836 entrevistas pessoais e presenciais, exclusivamente com turistas, segundo o conceito da Organização Mundial do Turismo (OMT) - o visitante que permanece ao menos uma noite em um meio de hospedagem. A coleta de dados ocorreu nos meses de janeiro e fevereiro, com margem de erro de 3,4% e nível de confiança de 95%.

LEANDRO RODRIGUES

Nenhum comentário:

Postar um comentário