quarta-feira, 27 de março de 2019


27 DE MARÇO DE 2019
DESENVOLVIMENTO

Desafios para um futuro promissor

PACTO ALEGRE, iniciativa que envolve 75 entidades, define seis pontos para transformar a Capital em local mais inovador

No dia em que Porto Alegre celebrou aniversário de 247 anos, o movimento Pacto Alegre lançou um plano com os principais macrodesafios que a Capital precisa enfrentar para fomentar a inovação, estimular o ambiente de negócios e melhorar a qualidade de vida da população. Na primeira reunião de trabalho da mesa que coordena o projeto, ontem, seis temas foram escolhidos como prioritários para o desenvolvimento do município.

O grupo definiu os macrodesafios como Talentos, Transformação Urbana, Ambiente de Negócios, Imagem de Cidade Inovadora, Qualidade de Vida e Modernização da Administração Pública (mais detalhes no quadro ao lado). A reunião que acertou as prioridades ocorreu durante almoço no Palácio do Comércio, no Centro Histórico.

Com desafios escolhidos, o movimento agora buscará desenhar projetos concretos que gerem benefícios nessas áreas. A próxima reunião da mesa que coordena o movimento deverá ocorrer em 31 de maio. Na ocasião, além da apresentação dos primeiros planos, novos macrodesafios poderão ser incluídos aos seis atuais. Outros temas, como educação, já foram sugeridos, ontem, por entidades.

Lançado em novembro de 2018 como aliança em defesa da inovação e da qualidade de vida na Capital, o Pacto Alegre reúne associações de classe, empresários, políticos e representantes de universidades gaúchas. Segundo os responsáveis pela iniciativa, 75 entidades participaram do encontro desta terça-feira.

UNIÃO DE AGENTES É DIFERENCIAL DA AÇÃO

Coordenador do pacto, Luiz Carlos Pinto da Silva Filho afirmou que os seis temas foram confirmados após análise desenvolvida desde o começo do movimento. Ele, que também é diretor da Escola de Engenharia da UFRGS, frisou que a iniciativa tem entre suas atribuições evitar a fuga de talentos da Capital.

- Buscamos trocar a narrativa do tentar fazer sozinhos pela escolha do fazer juntos. Nosso problema é ter craques demais e sistemas de jogo de menos - comparou o coordenador da proposta durante a cerimônia de abertura da reunião.

Em seu discurso, o prefeito Nelson Marchezan ressaltou que os integrantes do pacto estão "dividindo responsabilidades" em prol do desenvolvimento econômico de Porto Alegre.

- O grande diferencial é a união dos agentes envolvidos. A definição dos desafios é um gigantesco passo para, em um segundo momento, elaborarmos os projetos para a cidade - relatou o chefe do Executivo.

Os trabalhos do Pacto Alegre contam com a participação do consultor espanhol Josep Piqué. Em sua trajetória, o europeu já integrou projetos de revitalização urbana baseados na inovação em cidades como Medellín, na Colômbia.

- A reunião foi muito interessante porque conseguimos apresentar os desafios. Os participantes, além de firmarem o acordo, comprometeram-se com o desenvolvimento de ações inovadoras - mencionou Piqué.

PARA CADA TEMA, HAVERÁ UM GRUPO DE TRABALHO

O Pacto Alegre permite às organizações a atuação em atividades relacionadas a mais de um dos seis macrodesafios. Para cada um deles, haverá um grupo de trabalho específico.

Presidente do Sicredi, instituição financeira que integra o movimento, João Tavares avaliou que a participação da iniciativa privada poderá beneficiar o avanço das ações nos próximos meses.

- O modelo econômico em vigor hoje não responde a todas as necessidades da população. Imaginar que só a prefeitura conseguirá resolver todos os problemas não é verdade. Incluir no pacto a iniciativa privada, que trabalha com metas e indicadores, faz todo o sentido. O papel é criar um ambiente mais favorável - disse.

- Divisão, agora, só no Gre-Nal - brincou Tavares.

LEONARDO VIECELI

Nenhum comentário:

Postar um comentário