sexta-feira, 29 de março de 2019



29 DE MARÇO DE 2019
ENEM

Jovens que tiraram nota mil na redação lançam cartilha

A prova de redação é uma das etapas mais importantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Na edição de 2018, 55 candidatos tiraram nota mil nesta prova, entre eles, Lucas Felpi, 17 anos. O paulista de Cotia teve a ideia de procurar os outros estudantes que também conquistaram nota máxima e criar um grupo no WhatsApp.

No início, eram apenas três pessoas. Lucas foi vendo reportagens sobre o Enem para encontrar nomes de quem tirou nota mil, pesquisou em páginas de escolas e também publicou em suas redes um post em que perguntava se alguém conhecia um estudante que havia tirado a nota máxima. Hoje, são 35 participantes de diferentes idades e regiões do Brasil.

A partir disso, começou a surgir entre eles a vontade de criar um projeto conjunto, e Lucas teve a ideia de lançar uma cartilha com as redações nota mil, conseguindo reunir os textos de 31 candidatos.

CONTEÚDO GRATUITO E ACESSÍVEL PELA WEB

O material foi lançado na quarta-feira e pode ser conferido pela web. Lucas, que quer cursar Ciências da Computação e, até o momento, já passou em duas universidades de São Paulo e cinco dos Estados Unidos, aguarda outros cinco resultados para decidir onde irá estudar. Ele conta que o objetivo da cartilha é mostrar que não existe um padrão de redação, mas, sim, diferentes formas de escrita que podem levar à nota máxima.

- Foi uma ideia para trazer inspiração às pessoas e desmistificar a ideia de que é impossível tirar mil (na redação) - comenta. - A nossa mensagem para todos é a da democratização da educação, por isso, essa cartilha é gratuita, queremos alcançar o maior número de pessoas.

Os espelhos das redações dos candidatos que participaram do exame com as correções feitas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) foram disponibilizados em 19 de março e podem ser vistos em enem.inep.gov.br/ participante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário