sábado, 30 de março de 2019


30 DE MARÇO DE 2019
CARPINEJAR

Sem sinal no coração

Quando você vai viajar para o interior do Rio Grande do Sul, não invente de brigar com a esposa. Nem estou falando da saudade frustrada e da dificuldade de ser feliz quando aquela pessoinha que você ama está triste e chateada.

É porque não terá como fazer as pazes se mudar de ideia. Ou se ela mudar de ideia. Nossas estradas não permitem arrependimentos. Nossas estradas não ajudam reconciliações. Nossas estradas são os pontos cegos e surdos do relacionamento.

Mesmo que perceba que cometeu um erro, exagerou no ciúme, foi grosseiro, intempestivo e afobado, mesmo que encontre as palavras inspiradas para a remissão dos pecados, não poderá falar nada até chegar ao seu destino, que pode ser Uruguaiana ou São Borja.

Dificilmente encontrará sinal telefônico para uma conversa maior do que três minutos. Só dá para gaguejar. Se ela ligar não ouvirá tudo e cansará o dedo tentando retornar várias e várias vezes. Ela não entenderá que está em trânsito, pensará que foi intencional e desligou na sua cara. Mulher não suporta que interrompa o seu raciocínio longo e cheio de digressões. Ela enlouquece quando a sua moral da história é atrapalhada. A desculpa virá apenas depois que provar que prestou atenção.

Entenda, portanto, qual será o estado de nervos dela com a falta de sequência e continuidade da conversa. Nem busque argumentar dizendo que não tem culpa, que é problema da operadora, ela botará o barraco na sua conta: por que foi viajar apesar do desentendimento?

Talvez ela deixe de ouvir quando você já falou sozinho durante um tempão, sem perceber, com um telefone queimando a orelha, que a ligação caiu e sem prever muito menos o que ela escutou. Também amargará os piores pensamentos e pressentimentos com a profusão de mal-entendidos. Alguns minutos de raiva aparentam anos de espera.

Pode arriscar digitar textos ou mandar áudios, mas eles permanecerão engavetados no WhatsApp e apenas seguirão quando menos espera, numa ordem absolutamente arbitrária.

É impossível relaxar com os pensamentos repetitivos. Seguirá com os diálogos esquizofrênicos, numa insistência vã e absurda, ainda que mantenha a definitiva consciência da impossibilidade. As respostas surgirão antes das perguntas e não desfrutará do extintor de incêndio dos emojis para remediar as ofensas.

Melhor era ter ficado em casa.

CARPINEJAR

Nenhum comentário:

Postar um comentário