Sob o domínio das horas
Os
sete métodos mais populares de gerenciamento de tempo
GTD
"Getting
Things Done", ou fazendo as coisas acontecerem, não se baseia no conceito
de priorização, mas de identificação das etapas a serem cumpridas. E diz que
toda nova tarefa que possa ser executada em menos de dois minutos deve ser
realizada imediatamente
Mapa
mental
É uma
ferramenta para organizar seus pensamentos. Seja para listar tarefas ou para
gerenciar um projeto maior, o mapa mental tem como objetivo fazer com que você planeje,
liste, entenda e visualize as etapas considerando sempre o todo, o global.
Técnica
do Post-it
Sua
listas de tarefas são enormes? Então nem adianta começar porque você certamente
vai procrastinar. Para o inglês Mark McGuiness, as atividades de um dia têm de
caber em um bloco de papel de 7,6 cm x 7,6 cm. A ideia é lembrar que o dia,
assim como o quadrado de papel, é limitado
Neotriad
Baseia-se
em um tripé que classifica as tarefas como importantes, urgentes e
circunstanciais. A proposta é reduzir o tempo gasto com urgências e obrigações
para investir nas importantes. O software do método ajuda a pôr em prática
Zen
Habits
A técnica
defende que é preciso desacelerar para acelerar. Diminuir o estresse para
conseguir focar no que realmente é importante. É um blog cujo criador dá dicas
de bem-estar e de organização para aumentar a produtividade
POSEC
Sigla
em inglês para priorizar, organizar, racionalizar, economizar e contribuir. O método
defende que seus usuários agrupem as tarefas em blocos curtos e elenquem os
objetivos por ordem de importância, obedecendo aos cinco critérios descritos
acima
Pomodoro
É a
técnica do tomate ("pomodoro" em italiano). O profissional deve
fracionar seu dia concentrando-se em uma única atividade por 25 minutos, com
uma pausa de 5 minutos. A segunda pausa será de 10 minutos, e a terceira, de 15