quarta-feira, 13 de março de 2024


13 DE MARÇO DE 2024
CARPINEJAR

Pontualidade é respeito

Minha irmã é assim desde adolescente, e eu a achava doente. Hoje eu vejo que ela transbordava saúde emocional. Carla odeia atrasos. Ela é capaz de se levantar de um restaurante se você não comparece na hora marcada. Ela é capaz de virar as costas para uma peça de teatro, mesmo com ingressos comprados, se você não respeita o horário combinado.

Jurava que ela era intransigente, rabugenta, inflexível. Descobri que ela é justa. Nada nos relacionamentos é tão ofensivo quanto deixar a sua companhia aguardando. Pontualidade não é apenas educação, é também empatia. Se você se atrasa, mesmo que seja por 10 ou 15 minutos, está sendo arrogante, esnobe, pois acredita que as suas ocupações e responsabilidades são superiores.

Você pode deliciar-se com um café da manhã, o outro não. Você tem direito a acordar devagar, ou se arrumar com folga, o outro não. Você desfruta o conforto de permanecer por mais tempo em casa, o outro não. Não é questão de rigor, mas de igualdade. Ajusta-se um horário em mútuo acordo, para nenhum dos dois demonstrar algum privilégio.

As pessoas mais gentis que eu conheço são pontuais. As pessoas mais trabalhadoras que eu conheço são pontuais. As pessoas mais honestas que eu conheço são pontuais. Atrasar-se é minar um alicerce da honestidade. Corresponde a roubar o tempo alheio, o que alguém possui de mais valioso.

Deveríamos tratar todo encontro na vida como prova de Enem. Um minuto a mais e não se entra pelo portão. Um minuto a mais significa amargar um ano inteiro para realizar uma nova prova. Com a perda, você entende a dimensão do prejuízo, o valor daquela volta insignificante do ponteiro maior.

Atrasos são imperdoáveis. Traduzem, por trás de risadas constrangidas e desculpas sobre a lentidão do trânsito, desamor, avareza e falta de reconhecimento. Custa sair com antecedência? Custa prestigiar o encontro? Custa se preparar para uma reunião?

É impossível estar em dois lugares simultaneamente. Estejamos num único lugar de verdade.

Existe em nossa cultura uma tolerância simpática a quem aparece tarde. Como se fosse mais atarefado. Como se fosse mais importante. Como se fosse mais badalado. Percebo que temos que mudar a hierarquia de nossos princípios.Não é bonito mentir. Quem se atrasa sempre mente.

Venho me pressionando a não falhar na agenda. Venho me dedicando a não ser uma rodoviária ou aeroporto para meus afetos, com viagens de longas esperas no saguão. Ainda não chego adiantado, mas já não chego depois. O único atraso admissível é o das noivas. Necessitam mesmo pensar duas vezes antes de se casar.

CARPINEJAR

Nenhum comentário:

Postar um comentário