quarta-feira, 13 de março de 2024



13 DE MARÇO DE 2024
+ ECONOMIA

Com inflação menor, Milei quer alongar US$ 68 bi em dívida

No dia em que a inflação da Argentina voltou a desacelerar, fechando em 13,72% no mês de fevereiro, o governo de Javier Milei dá mais uma cartada - fruto de uma engenharia - com tanta probabilidade de gerar benefícios quanto de interromper o ciclo de menor descontrole nos preços ao longo do primeiro bimestre.

Se der certo, a ideia é desafogar a retenção de divisas e descomplicar pagamentos de importações, situação que afeta exportadores brasileiros, a maior parte do RS.

O ministro da Economia, Luís Caputo, colocou em leilão títulos públicos com vencimento para 2025 no mercado. A oferta se encerrou ontem. A ideia é que os papéis sejam usados para substituir os que teriam vencimento neste ano.

Traduzindo: Milei quer recomprar a própria dívida de curto prazo. Para isso, vai usar títulos do governo com prazo alongado. A remuneração será atrelada à inflação que, atualmente, supera os 276% em 12 meses.

Na prática, equivale a emitir dinheiro. Mas aí está o pulo do gato: 70% dos papéis estão nas mãos do próprio poder público. É uma rolagem de dívida, mas com o diferencial de que o instrumento não teria tanta liquidez no mercado, uma vez que ficaria retido com os bancos, fator responsável por reduzir os impactos inflacionários. Pelo menos é essa a expectativa do governo.

A ideia é mitigar US$ 68 bilhões da dívida em pesos (cerca de 54 trilhões). Caso dê certo, o plano prevê a abertura de algum espaço para gastos em dólar. Vale lembrar, a situação estabelecida nas fronteiras, em que os pagamentos aos produtos estão a perder de vista, é dada pela necessidade de formação de reservas internacionais para garantir as dívidas.

Representante de um dos setores que mais exportam para a Argentina antecipa à coluna que atualmente a demora para os pagamentos é desconhecida, e que o problema mesmo é de demanda: o pouco dinheiro nas mãos da população é usado para o consumo de alimentos.

RAFAEL VIGNA INTERINO

Nenhum comentário:

Postar um comentário