sábado, 16 de março de 2024


16 DE MARÇO DE 2024
PESSOAS COM DEFICIÊNCIA

Universidades avançam na inclusão, mas ainda há desafios para vencer

Estudantes que fazem parte desse grupo ainda representam 0,8% em relação ao total de matrículas, conforme censo do Inep

Embora pessoas com deficiência e transtornos globais do desenvolvimento estejam ocupando cada vez mais espaço no Ensino Superior, ainda são minoria. Em 2022, 79,2 mil estudantes matriculados em cursos de graduação no Brasil faziam parte desses grupos, o que representa 0,8% em relação ao total de matrículas daquele ano. Os dados são do Censo da Educação Superior, do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Quando a estudante Isabella Bauer, de 21 anos, perdeu 70% da audição, em 2020, ela estava começando o último ano do Ensino Médio e pensou que não teria condições de fazer uma faculdade. A jovem passou a viver com a condição aos 17 anos e ainda está aprendendo a Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Adaptações

Mesmo com as inseguranças, ela decidiu ir atrás do sonho: atuar, produzir e dirigir filmes. Então, fez o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e conseguiu uma bolsa do Prouni para o curso de Realização Audiovisual na Universidade do Vale do Rio do Sinos (Unisinos), em Porto Alegre. Embora a instituição tenha tido que fazer adaptações para recebê-la, ela conta que a decisão valeu a pena, e que tem sido bem acolhida pela equipe. Ela é a primeira aluna com deficiência auditiva no curso.

- Eu achava que não era para mim, que não teria acessibilidade e recursos. As pessoas me dizem, "vai fazer cinema para quê, se o som faz parte do curso?" Mas tem outros jeitos de fazer cinema. Fico muito feliz de ter conseguido essa oportunidade, eu comecei a entender que precisava ocupar esses lugares - conta a jovem.

A Unisinos adquiriu microfone de lapela para os professores, para captar melhor o som durante as aulas. Assim, a fala é convertida em texto no notebook da aluna, mas o software usado não é perfeito e, às vezes, ela tem dificuldade para acompanhar.

SOFIA LUNGUI

Nenhum comentário:

Postar um comentário