sexta-feira, 22 de março de 2024


22 DE MARÇO DE 2024
INFORME ESPECIAL

O lugar mais "instagramável"

Não deu outra. O letreiro do South Summit instalado à beira do Guaíba, no Cais Mauá, ganhou o título de ponto "mais instagramável" do encontro, de longe. O local chega a ter fila, e os visitantes se revezam nas fotos. Mais um golaço dos organizadores e do time da produção executiva do evento, liderado pelas empresárias Ana Leite e Doda Bedin. É a melhor propaganda que existe: espontânea e orgânica.

Samambaias

O vice-governador Gabriel Souza gravou até vídeo nas redes sociais ensinando María Benjumea, a espanhola que manda no South Summit, a falar "samambaia" - palavra desconhecida em Madri. É que, por sugestão de Gabriel, as folhagens estão por toda parte no Cais Mauá, dando ares tropicais ao cenário. São 500 plantas. María adorou.

Uma boa ideia que vem da Alemanha

Deu na Deutsche Welle, a principal rede de notícias alemã: uma escola de Bad Camberg, a cerca de 50 quilômetros de Frankfurt am Main, na Alemanha, criou uma disciplina chamada "Pronto para a vida". Isso mesmo. O assunto virou tema da grade curricular e assunto de reportagens e comentários mundo afora.

As aulas são práticas, e os estudantes da Taunusschule aprendem tudo o que você puder imaginar para que se sintam seguros diante do principal desafio que têm no horizonte: sair da casa dos pais, conquistar independência financeira e morar sozinhos, algo cada vez mais difícil.

Lá, como aqui, a geração "nem-nem" (que não estuda nem trabalha) também é uma realidade. O voo solo acaba abortado pelo medo de não conseguir se sustentar e pela sensação de insegurança gerada pelas tantas crises que abalam o mundo - inclusive a Europa. Não é raro ver homens e mulheres com mais de 30 anos vivendo, desde sempre, no quarto onde nasceram, com o "paitrocínio" como principal fonte de sustento.

Para preparar e encorajar os jovens na busca por autonomia, a nova disciplina ensina atividades como cozinhar, lavar e passar roupas, realizar transações financeiras, gerenciar gastos domésticos e até mesmo a fazer imposto de renda (sim, você não leu errado!).

Mesmo sendo optativa (participa quem quer), a iniciativa já é um sucesso, tanto que atraiu a atenção do ministro da Educação de Hesse, o Estado onde fica o colégio, que visitou o local pessoalmente. É possível que a ideia seja estendida a outros estabelecimentos de ensino da região.

JULIANA BUBLITZ

Nenhum comentário:

Postar um comentário