sábado, 16 de março de 2024


16 DE MARÇO DE 2024
ELIANE MARQUES

MULHER OU HOMEM COM H

- Oi. Tutu pom? Posso entrar?

- Bom dia, Natali. Entra!

- Não errou meu home novamente, que massa!

- Tu vens com a esperança de que eu erre teu homem?

- Eu me atrapalhei, quis dizer nome e não home. A esperança, essa já matei há muito tempo.

- Mataste a única palavra que sobrou na caixa de Pandora! Bom, segue associando. Aqui as palavras continuam vivas.

- Dizem que Pandora foi a primeira mulher do mundo. Antes dela, todos eram homens sujos e fedorentos, coisinhas do pai totalmente sem graça. Uns desgraçados.

- E Eva ou Lílite, como entram nessa disputa pela primogenitura entre as mulheres? Lucy também cabe aí, não acha?

- Lucy, da música Lucy in the Sky with Diamonds, dos Beatles?

- Também Lucy, da Etiópia.

- São muitas as primeiras mulheres, eu acho. Eu fui o sétimo ou a primeira da minha família, como se queira.

- Como se queixa, como se gueixa?

- Acho que espero um erro teu para eu ter alguma desculpa e assim não vir à sessão.

- Ah, te sente obrigada a vir à sessão.

- Acho que me sinto obrigada a ser uma mulher ou um homem. Toda vez que saio de minha casa devo estar no corpo de uma de outro, de um homem com H, como diz a música. Eu sou homem com H e com H sou muito homem, se você quer duvidar olhe bem pelo meu nome. É assim que segue a letra.

- Em mulher também existe a letra H.

- Nunca tinha pensado... Isso é muuuito cansativo. Me chama muuuito a atenção que uns sejam homens e outras sejam mulheres. Apenas Tirésias foi homem e mulher. Certa vez, enquanto passeava na floresta, ele encontrou duas serpentes transando. Não sei por que ele resolveu acabar com a brincadeira batendo nelas com seu cajado. Hera, a marida de Zeus, ficou uma fera, uma loba, eu diria. Assim fera, ela decidiu transformar Tirésias numa mulher. Dizem que a mulher Tirésias foi uma trabalhadora do sexo muito requisitada e bem paga na Grécia. Mas nem tudo é perfeito. Certa vez, Tirésias encontrou, de novo, duas serpentes transando e, não sei por que cargas de água, ele bateu nelas com seu cajado. Hera ficou uma fera e decidiu transformá-lo num homem.

- E a tua analista tem poderes de Hera, um poder que te transforma em homem ou mulher desde que tu passe pela porta? Ponciá Vicêncio, a personagem de Conceição Evaristo, do livro homônimo, temia passar por debaixo do arco-íris, pois, nessa passagem, poderia ser transformada num homem. Podemos ler esse arco-íris como Oxumaré.

- Homem ou mulher parecem formas de castigo, dizia minha tia, com sua voz uísquera, acostumada ao golpe seco do uísque barato, da cachaça sete canas, do gim, do rum mesclado com cocaína ou com álcool de limpeza de casa se não houvesse outra coisa. Ela envelheceu muito rápido, como envelhecem as cadelas e as lobas, um ano nosso equivale a sete anos dos homens.

- Oxumaré permanece seis meses homem e seis meses mulher.

- Nunca ouvi falar de Oxumaré. - silêncio - E o que ele ou ela fez que desagradou às autoridades? - E por que ele/ela teria que ter feito algo desagradável? Ficamos por aqui.

ELIANE MARQUES

Nenhum comentário:

Postar um comentário