sexta-feira, 15 de março de 2024


15 DE MARÇO DE 2024
CHAMOU ATENÇÃO

Um voo (quase) perfeito

Em seu terceiro e mais bem-sucedido teste de voo até agora, a Starship decolou às 10h25min (horário de Brasília) de ontem. Após realizar um voo quase completo em volta da Terra, o superfoguete da SpaceX, empresa de Elon Musk, explodiu no retorno para o planeta, a cerca de 72km da superfície.

Com 5 mil toneladas e sem carga ou tripulação, o foguete realizou uma decolagem tranquila e chegou próximo de pousar no Oceano Índico, como era planejado. Aos 2min42s, ocorreu a separação do lançador Super Heavy. No total, o voo durou 49 minutos: o estágio principal entrou em órbita e se iniciou o processo de volta à Terra, quando perdeu sinal.

A SpaceX confirmou que, minutos depois disso, a nave foi destruída, mas ainda não se sabe o motivo.

- A equipe informou que a nave foi perdida, então, nada de aterrissagem hoje (ontem). Mas é incrível ver o quanto avançamos desta vez - disse o gerente de comunicações da fabricante, Daniel Huot.

Objetivos

Nas duas missões anteriores, realizadas no ano passado, os foguetes explodiram poucos minutos após a decolagem.

O voo de ontem foi realizado a partir da base da empresa, em Boca Chica, no Texas.

Dentre os objetivos do lançamento estavam conseguir abrir a porta do bagageiro. Além disso, esperava-se testar uma transferência de propulsor da parte superior da nave.

A nave alcançou em apenas dois minutos a altitude máxima (39km) atingida pelo primeiro voo, que chegou a esse patamar em quatro minutos e explodiu na sequência.

O objetivo de Musk é utilizar o foguete para, em 2025, levar a tripulação da Nasa, agência especial americana, à Lua, em primeira missão. A longo prazo, o plano do bilionário é utilizar a nave para transportar carga e pessoas para Marte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário