sábado, 16 de março de 2024



16 DE MARÇO DE 2024
TRÊS COROAS

Evento comemora o Ano-Novo Tibetano

O Lozar, evento que celebra a chegada do Ano-Novo Tibetano, ocorre até domingo, na praça central de Três Coroas, no Vale do ?Paranhana. A celebração teve início na sexta-feira. Sob a coordenação do casal Ogyen e Drika Shak, e com o apoio do restaurante Espaço Tibet e da prefeitura de Três Coroas, a terceira edição do evento promete uma experiência cultural única, repleta de música, dança, gastronomia e rituais típicos da tradição tibetana.

A programação é totalmente gratuita. A expectativa de público neste ano é de 5 mil pessoas. Por ser realizado em espaço coberto, o evento ocorrerá mesmo em caso de chuva. Diretora e cofundadora do Espaço Tibet, Drika Shak lembra que o que não falta é ritual para os tibetanos e ressalta a importância de os traduzir para um contexto ocidental, enfatizando seus aspectos culturais.

Alguns dos espetáculos de dança estarão estreando em solo brasileiro e prometem transportar o público para as tradições milenares do Tibete.

Artistas do Vale do Paranhana e do Vale do Sinos marcam presença, com profissionais como coreógrafa, dançarinos, acrobatas, bailarinas e atores.

Painel

O painel inter-religioso contará com o mestre budista Lama Padma Samten. Físico de formação, com bacharelado e mestrado pela UFRGS, Alfredo Aveline, como era conhecido, estudou física quântica antes de descobrir a afinidade com o pensamento budista.

Fundador do Centro de Estudos Budistas Bodisatva (CEBB) em 1986, sua jornada espiritual ganhou ainda mais força ao ser aceito como discípulo por Chagdud Tulku Rinpoche em 1993, tornando-se lama em 1996.

Haverá o Cozinha Show, uma oficina culinária em praça pública, na qual chefs renomados, como Ogyen Shak (Espaço Tibet), Alexandre Sharin (Sharin) e Magda Correa (Galangal), conversam com o público enquanto preparam um prato específico para degustação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário