terça-feira, 26 de março de 2024


Como a inovação pode agregar valor à produção de alimentos Vindima encerrada

O agronegócio não ficou de fora do South Summit Brazil, evento que ocorreu na última semana e colocou Porto Alegre, pelo terceiro ano, no mapa mundial da inovação.

Hub que busca soluções para os desafios da produção de alimentos, o Celeiro Agfood Hub integra produtores, empresas, cooperativas, agroindústrias, varejo, restaurantes, startups, pesquisadores e investidores com o objetivo de gerar oportunidades e conexões para esses diferentes atores.

Localizado no Parque Científico e Tecnológico da PUCRS (Tecnopuc), com 20 startups incubadas, o Celeiro foi uma das "paradas" da Rota da Inovação, na sexta-feira, evento que fez parte da programação do South Summit.

A partir da fusão dos hubs de agronegócio e foodtech do Tecnopuc, o Celeiro atua em meio a um "universo de possibilidades", segundo o coordenador, Luís Villwock, que é professor da Escola de Negócios da PUCRS.

Entre as iniciativas em desenvolvimento, por exemplo, há empresas dentro da iniciativa que trabalham para aumentar em quase 30 dias o tempo de prateleira de frutas como maçã, manga e mamão após a colheita - o que permitiria a exportação para destinos distantes do Brasil, como a China. A tecnologia consiste em um filme que retarda a respiração celular dessa fruta, mantendo a qualidade in natura por muito mais tempo.

- Imagina o que isso pode repercutir em termos de agregação de valor para o nosso segmento de fruticultura - disse Villwock, em entrevista ao Campo e Lavoura, da Rádio Gaúcha, que foi ao ar ontem.

Da mesma forma, o professor cita o desenvolvimento de carnes produzidas em laboratório - embora não haja consenso sobre a nomenclatura desse produto:

- Não é eliminar a pecuária tradicional, mas dar mais alternativa ao consumidor.

A Cooperativa Vinícola Aurora encerrou na última semana a safra 2024 com o recebimento de 50,3 milhões de quilos de uva - volume 28,6% inferior a 2023.

A menor quantidade registrada tem relação com o fenômeno climático El Niño, que influenciou em todos os ciclos da videira.

O gerente agrícola da Cooperativa Vinícola Aurora, Maurício Bonafé, explica que castas como a chardonnay e a riesling Itálico, destinadas para espumantes, e as uvas americanas e híbridas, utilizadas na elaboração do suco de uva integral, apresentaram as características ideais para os produtos elaborados pela empresa. O baixo índice de chuvas de fevereiro beneficiou a qualidade de variedades tintas.

CAMPO E LAVOURA 

Nenhum comentário:

Postar um comentário