sexta-feira, 22 de março de 2024


22 DE MARÇO DE 2024
SOUTH SUMMIT BRAZIL

Adrenalina nos bastidores das competições de startup

Foco, passos no mesmo lugar, repetição de roteiro aos sussurros e inquietação são alguns dos movimentos que marcam os bastidores das batalhas de startups. Após a satisfação de chegar entre as 50 finalistas da competição, os líderes de cada empreendimento precisam vender seu negócio em espaço curto de tempo, driblando nervosismo e ansiedade na busca pelo topo no evento.

Ontem, a primeira rodada dos chamados pitches - apresentações rápidas por meio das quais cada empreendimento tenta se destacar e passar para a última fase - foi encerrada com a categoria Sustainability & ESG.

O ambiente das batalhas de startups é bem diferente dos tradicionais duelos esportivos físicos ou online. O clima antes do início de cada competição é tranquilo, sem torcidas efusivas ou movimentação fora do normal. Todos dividem o mesmo local, em tom de cordialidade e parceria.

Parte deles fica em uma área reservada da arquibancada, na primeira fileira. Outros ficam de pé, misturados à multidão que não conseguiu assento.

A movimentação apresenta cenários distintos. Alguns representantes assistem aos adversários com atenção e calma, uns fazem movimentos repetitivos com os dedos em sinal de certa ansiedade, andam de um lado para o outro e falando sozinhos, pincelando alguns pontos do roteiro. Tem até quem se alongue como se estivesse prestes a fazer um exercício físico. Outros ficam praticamente imóveis, passando o texto da apresentação, numa bolha própria em meio a centenas de pessoas que ocupam a arena The Next Big Thing. Partilha desse clima o empresário Eduardo Della Giustina, CEO da Health ID, startup focada em soluções alternativas para exames laboratoriais. Ele disputou na categoria Health.

Antes da apresentação, Giustina estava de pé, concentrado e mirando o palco que ocuparia alguns minutos depois.

- É uma adrenalina lá em cima. Estou quase me sentindo um jogador de futebol - define.

Ansiedade

No grupo Sustainability & ESG, Jeferson Rodrigues, fundador e CEO da Prediza, de Caxias do Sul, tenta usar o tempo livre para relaxar e repassar o texto. A startup oferece plataforma baseada em inteligência artificial para reduzir riscos e aumentar produtividade no agronegócio.

- Agora, é o horário de dar uma relaxada, a ansiedade vem desde ontem aumentando. (...) Mentalizo um pouco o texto agora para ele ficar cadenciado na apresentação - destaca Rodrigues.

As 10 finalistas foram anunciadas ontem. Já as cinco ganhadoras serão conhecidas hoje, último dia do evento, nas categorias de startup destaque, mais sustentável, mais escalável, mais inovadora e melhor time.

ANDERSON AIRES

Nenhum comentário:

Postar um comentário