quarta-feira, 13 de março de 2024


13 DE MARÇO DE 2024
INFORME ESPECIAL

Uma homenagem a Vinicius

Um dos mais notáveis artistas brasileiros, gênio que personificou em si e na sua vasta obra a modernização da cultura e da mentalidade no Brasil do século 20, receberá uma homenagem em Porto Alegre. O tributo será, também, um presente para a cidade.

A exposição Vinicius de Moraes - Por Toda a Minha Vida entra em cartaz no próximo dia 20, no Farol Santander, com um desfile de preciosidades: mais de 350 itens, incluindo materiais originais do "poetinha camarada" (foto) e manuscritos de canções icônicas como Chega de Saudade e Garota de Ipanema.

Com curadoria de Eucanaã Ferraz e Helena Severo, a mostra exibirá documentos pessoais do cantor e compositor, estudos que deram origem aos cartazes da peça Orfeu da Conceição e obras de artistas amigos de Vinicius, como Portinari, Guignard, Dorival Caymmi e Carybé.

Para reavivar o saudosismo de gerações impactadas pelas criações do mestre, a exibição contará também com uma ala inteira dedicada à obra infantil A Arca de Noé, lançada em 1980. Quem não lembra de O Pato? Haverá, inclusive, a reprodução da arca com os animais e uma ambientação com músicas e desenhos.

Prepare-se, ainda, para ouvir fonogramas na voz do próprio Vinicius declamando poemas de sua autoria, como o eterno Soneto da Separação. Surpreenda-se ao ver os vídeos do programa MPB Especial Vinicius de Moraes e Toquinho, da TV Cultura, gravado em 1973. Leia as correspondências trocadas com Tom Jobim, parceiro de tantas canções. Vai estar tudo lá.

Diplomata, dramaturgo, jornalista, músico e letrista, Vinicius partiu em 1980, mas sua produção segue mais viva do que nunca. Inclusive em Porto Alegre. A mostra fica em cartaz até 19 de maio.

JULIANA BUBLITZ

Nenhum comentário:

Postar um comentário