sexta-feira, 8 de março de 2024



08 DE MARÇO DE 2024
CARPINEJAR

Retrato escrito do narcisista

Qual é o grande problema do narcisista? Ele é a pessoa mais agradável, atraente, carismática e bem-humorada nos primeiros meses. Surge como um messias, como um salvador da sua cruz amorosa, como um redentor dos infortúnios anteriores.

É por isto que você namora ou se casa rapidamente com ele: você acredita que tirou a sorte grande, que será sempre assim. Como existe a confusão entre narcisismo e vaidade, e ele ri de si mesmo, brincando com os seus próprios defeitos, jura que ele não padece desse mal. Engana-se ao não notar que, pelo elogio ou pela autocrítica, ele só fala de si. Exclusivamente de si.

O narcisista realiza um grande investimento no início para calar qualquer desconfiança ou medo posterior. Quando você descobrir onde se meteu, será tarde, já estará morando junto.

Não tem almoço grátis na lógica dele. Cobrará depois tudo o que der para você, exigindo a sua entrega e a sua doação.

Argumentará que se dedicou para a relação acontecer e que agora chegou a sua vez de retribuir. É uma troca injusta e insana. Daí vêm as privações, as renúncias, o controle, as solicitações frenéticas, a exploração. Para o narcisista, a recompensa pelos favores do envolvimento é você deixar de viver a sua vida para viver a dele. Deve anular a sua existência progressivamente para ficar à disposição de seus caprichos.

O narcisista disfarça a sua pressa com a fachada da atração selvagem e instantânea, com o sonho do amor fulminante, sem reservas, sem concessões, alegando que a vida é curta e que não pode esperar para ser feliz ao seu lado, porque nasceram um para o outro.

Repare que ele não mede esforços na conquista. Até parece que é rico. Todo narcisista é perdulário para atingir seus objetivos. Ele oferece passagens, hospedagem, alimentação, todo conforto, você não precisa pagar nada.

É capaz de pegar o primeiro avião para passar uma única noite com você, é capaz de cancelar a sua agenda de trabalho, é capaz de elaborar surpresas mirabolantes. Mostra-se perdidamente apaixonado, à mercê de um simples estalar de seus dedos para vir correndo.

No fim, ele pretende inverter a situação. Ele ensina com o seu exemplo o que ele quer de você: submissão absoluta. É uma projeção do seu interesse. Ele não é desse jeito, encarna um maldito espelho do futuro, reflete como você será daqui a um ano.

O único jeito de combater e desmascarar o narcisista é mediante a paciência. Ir com calma, ir aos poucos, não acatar os seus pedidos e vontades súbitas, não entrar de carona na sua loucura, aprender a dizer não e restringir horários de encontro.

O narcisista não aceita rejeições, não admite frustrações. Foge da intimidade que denunciará a sua megalomania possessiva. É contra agir devagar, formar amizade lentamente, alicerçar a convivência no planejamento.

Ele anseia arrastar você para perto definitivamente, retardando o máximo possível a identificação da ameaça a sua liberdade e autonomia.

Quando estão se conhecendo, é importante cada um pagar a sua parte. Bancando os seus gastos, você reduzirá o raio de ação e o poder de barganha dele. Não contrairá dívidas emocionais da gratidão, não dependerá de ninguém. Desastres são sempre baratos no começo do romance.

CARPINEJAR

Nenhum comentário:

Postar um comentário