sábado, 9 de março de 2024



09 DE MARÇO DE 2024
INVESTIMENTO

Obra para resolver esgoto no Litoral começará este mês

A construção de um emissário de esgoto entre Xangri-lá e Capão da Canoa começará este mês. Conforme o grupo Aegea, que assumiu o comando da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan), a estrutura, quando finalizada, resolverá a coleta e a destinação do esgoto na região do Litoral Norte.

O projeto prevê a construção de um sistema de tratamento e afastamento do esgoto para a disposição no local adequado, segundo as normas ambientais do Estado. A licença ambiental para realização dos trabalhos foi emitida recentemente pela Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam).

Conforme o grupo Aegea, serão feitas reformas e execuções de novas instalações de tratamento. A expectativa é que, com estas estruturas, haja um salto na relação da região com o meio ambiente.

- Essas tubulações vão interceptando o esgoto que vem das cidades, da região, com várias estações de bombeamento no meio do caminho, para que esse esgoto, já tratado, seja destinado a um ponto adequado onde o meio ambiente tem a condição de receber de volta nos seus rios da região. Essa obra vai resolver de uma forma definitiva a coleta e a destinação final desse esgoto tratado no Litoral Norte - explicou o vice-presidente regional sul do grupo Aegea, Leandro Marin.

O investimento será de R$ 600 milhões. A Corsan informou ainda que já realiza melhorias na estação de tratamento de esgoto de Cidreira e prepara o início da operação de uma unidade em Tramandaí que vai atender 20 mil domicílios.

122 cidades têm problemas de abastecimento de água

O anúncio do início das obras no Litoral Norte ocorreu durante a apresentação de balanço dos nove meses de atuação da Aegea à frente da Corsan ao governador Eduardo Leite na sexta-feira. Segundo dados do grupo, já foi possível repactuar os contratos de concessão com 201 municípios, o equivalente a 63% do total de localidades atendidas.

Além disso, a Corsan informou que foram identificados 122 municípios afetados com problemas críticos de abastecimento de água.

A empresa listou as ações que já foram realizadas, como aquisição de 41 novos grupos motores- bomba; desassoreamento de 10 mananciais, entre rios e barragens; perfuração de 118 poços, e instalação de 25 novos reservatórios de água e de mais de 50 mil metros de novas adutoras e redes de água.

Segundo o grupo Aegea, a companhia está implantando em sua operação novas tecnologias para qualificar o atendimento. Uma delas é um sistema que escaneia com precisão o subsolo para encontrar e reparar vazamentos.

LAURA BECKER

Nenhum comentário:

Postar um comentário