sábado, 9 de março de 2024


09 DE MARÇO DE 2024
LICENCIATURAS

Baixos salários e alta demanda

Para especialistas, a solução passa pelo planejamento de ações permanentes com a articulação entre universidades e as redes de educação, tanto na esfera estadual quanto municipal.

- A carreira docente não é atrativa. Baixos salários, alta demanda de carga-horária de sala de aula, aliada a várias outras atividades que fazem parte do trabalho docente, resulta em professores e professoras que trabalham mais de 50 ou 60 horas semanais, inclusive durante finais de semana, abdicando de sua vida familiar - diz Alexander Montero Cunha, titular da Coordenadoria das Licenciaturas (Coorlicen) da UFRGS.

Concurso

No segundo semestre deste ano, a Secretaria Estadual de Educação (Seduc) deve realizar concurso público para selecionar 3 mil servidores. Com o processo seletivo realizado no ano passado, foram designados 1,3 mil novos professores para atuar nas escolas da rede. Atualmente, 24 mil professores da rede têm contratos temporários. No total, 51% são efetivos e 49% temporários, conforme a Seduc.

No entanto, instituições de ensino têm reclamado de falta de docentes no quadro. É o caso do Colégio Estadual Júlio de Castilhos, um dos mais tradicionais de Porto Alegre, que começou o ano letivo de 2024 com uma turma de 2º ano do Ensino Médio sem professor de Matemática.

- Observa-se um rompimento no ciclo do aprendizado, dificilmente recuperável, porque o aprendizado é um ato contínuo e que precisa ser estimulado. Os professores também precisam de estímulos, e isso se dá pela valorização da profissão, condição de trabalho, apoio da família e da sociedade. Vemos esse fenômeno acontecendo ano após ano - diz a diretora da escola, Fernanda Schmidt Gaieski.

Nenhum comentário:

Postar um comentário