sábado, 10 de agosto de 2019



10 DE AGOSTO DE 2019

ARTIGOS

DOMINGO DE ORGULHO

Qual o valor de uma história? Como medir o sucesso de um propósito? São questões difíceis de responder, mas simples de serem relacionadas: um propósito dá relevância a uma existência e resulta em uma história tão edificante quanto as forças que o movem.

Essas duas palavras - história e propósito - são especiais neste domingo para a Associação dos Juízes do Rio Grande do Sul (Ajuris). Nossa entidade, uma das mais antigas do Brasil a atuar pelas prerrogativas da magistratura e a se envolver em causas importantes para a sociedade, completa 75 anos de existência.

Do passado ao futuro, um sentimento sempre nos une como propósito de nossa existência: a busca pelo justo e pela garantia da liberdade, irmãos siameses na construção de um Estado democrático de Direito que deve servir a todos.

Em 11 de agosto de 1944, quando um grupo de magistrados deu início à Ajuris, a Europa começava a ser ocupada pelas tropas aliadas, levando a liberdade a um continente que havia vivido os últimos anos subjugado pelas forças totalitárias. Esse ideário da liberdade também moveu nossos fundadores.

Agora, em agosto de 2019, 75 anos depois, a magistratura gaúcha se reúne nos próximos dias em seu 13º Congresso Estadual para discutir as liberdades proporcionadas pelo mundo digital: como promover a Justiça em um mundo sem fronteiras, onde as leis não conseguem mais acompanhar o ritmo frenético das mudanças de comportamento e das transformações sociais? Eis a questão que move o que chamamos de "o congresso da magistratura digital".

Garantir a justiça e assegurar a liberdade sempre impulsionou o trabalho da magistratura gaúcha, que, embora com a menor remuneração nacional e sobrecarregada pela falta de recursos humanos, atingida por reformas previdenciárias e tentativas de desvalorização, é a mais produtiva do Brasil nos últimos 10 anos, conforme informações do Conselho Nacional de Justiça. O que nos remete às duas questões iniciais.

Qual o valor de uma história e de um propósito? Pois eles podem ser medidos pelo orgulho que geram: o orgulho da Ajuris em representar uma magistratura que há 75 anos, dia e noite, serve à sociedade do Rio Grande do Sul.

VERA LÚCIA DEBONI

Nenhum comentário:

Postar um comentário