sábado, 10 de agosto de 2019


10 DE AGOSTO DE 2019
NILSON VARGAS

Vem aí mais um Primeira Pauta

Todos os anos, desde 2009, esta Redação repete um ritual que muito nos alegra. Começa em maio, quando profissionais de nossa equipe visitam os 26 cursos de Jornalismo do Rio Grande do Sul para conversar com os alunos e os professores sobre desafios do mercado de trabalho, da formação de jornalistas e das transformações no nosso ofício. Neste ano, por exemplo, estive na Univates, em Lajeado, o Carlos Etchichury, titular desta coluna, visitou a UFSM e a Universidade Franciscana, em Santa Maria, a Kelly Mattos foi até a ESPM e assim por diante.

No final das conversas, outra etapa do ritual: uma imagem no telão anuncia o calendário do Programa Primeira Pauta ZH, iniciativa que convida os estudantes de Jornalismo do 3º ao 6º semestre a produzirem um conteúdo jornalístico indicado por nós e, com isso, habilitarem-se a uma das 15 vagas para um dia de visitas e palestras aqui na Redação. Destes 15, cinco retornam para uma semana de imersão também na Redação, de onde saem com muitas histórias para contar, uma reportagem multimídia publicada e mais informações sobre a profissão que estão abraçando.

Sempre que me perguntam sobre o Primeira Pauta, a resposta não chega a ser original e inclui expressões como troca de experiências, chance de ensinar e aprender, um gás novo trazido pela turma de jovens estudantes que convive com a gente por alguns dias. Tudo verdade. Aos 53 anos, com mais de 32 anos de profissão, algumas dezenas de palestras para universitários, um filho formado em Jornalismo há três anos e outro pensando em seguir o mesmo caminho, não me canso de aprender com alunos que recebemos todos os anos, curiosos, perguntadores, equilibrando-se entre a vontade de mergulhar no mercado e as incertezas de todos que estão se preparando para começar.

As inscrições do Primeira Pauta 2019 só serão abertas na segunda-feira, ainda não temos nenhum inscrito, mas já me antecipo: sejam todos bem-vindos, futuros jornalistas. Esta profissão reserva muitas emoções e zero monotonia.

NILSON VARGAS - INTERINO

Nenhum comentário:

Postar um comentário