terça-feira, 13 de agosto de 2019



13 DE AGOSTO DE 2019
MUDANÇA DE ESTRATÉGIA

Marcas Big e Nacional devem retornar com força no Estado

A marca Walmart deixará de ser usada no Brasil e a empresa passará a se chamar Grupo Big. A decisão, comunicada ontem aos funcionários, foi tomada pelo Advent, fundo de investimentos que comprou a operação brasileira da rede norte-americana há pouco mais de um ano e é dono da Quero-Quero, varejista gaúcha de materiais de construção. A medida foi anunciada após a realização de pesquisas.

No Rio Grande do Sul, o Walmart era dono de bandeiras como Big e Nacional e estava no meio de processo de transformação. Lojas estavam sendo reformadas e mudando para o conceito e marca usados nos Estados Unidos. Após a compra pelo Advent, já haviam sido modificadas sete unidades.

Agora, as marcas Big e Nacional voltarão com força e, provavelmente, irão se espalhar pelo país. Nos próximos 18 meses, o grupo pretende investir R$ 1,2 bilhão na modernização e ampliação de lojas. Os hipermercados serão transformados primeiro. Mudanças em supermercados ficarão para 2020. A holding Grupo Big terá as marcas Big e Big Bompreço, que substituirão os nomes atuais, se estiverem com outras identificações. Em 12 de setembro, serão lançados 11 hipermercados no Rio Grande do Sul.

Os supermercados terão só duas bandeiras. Nacional no Sul e no Sudeste e Super Bompreço, no restante do país. A transformação dessas operações será a partir de 2020.

Diretor-executivo de Hipermercados do Grupo Big, Jorge Herzog conversou com o programa Acerto de Contas da Rádio Gaúcha:

- Não é só mudança de marca. Mexeremos no layout das lojas e aumentaremos o número de produtos, com foco em itens regionais. Em especial, alteramos a política de preços. Sai o preço baixo todo dia e entra o de promoção.

Herzog lembra que a política do Walmart era de preços estáveis, mas o Advent entende que o brasileiro é focado em promoção. Ele disse ainda que lojas que deveriam ser fechadas já tiveram atividades encerradas. Portanto, estaria finalizada a redução a que a rede deu início. As bandeiras Maxxi, Sam´s Club e TodoDia serão mantidas no Estado, segundo o dirigente.

Detalhes

ESTRUTURA ATUAL

Presente no país desde 1995, o Grupo Big, ex-Walmart Brasil, opera hoje com cerca de 550 unidades e 50 mil funcionários em 18 Estados, além do Distrito Federal. São sete bandeiras entre hipermercados (Big e Big Bompreço), supermercados (Super Bompreço e Nacional), atacado (Maxxi), clube de compras (Sam’s Club) e lojas de vizinhança (TodoDia), além de postos de combustíveis e farmácias. O Grupo é o terceiro maior conglomerado de varejo alimentar do Brasil. Em julho de 2018, a Advent International anunciou a aquisição de 80% da operação Walmart Brasil. O Walmart Inc. mantém participação de 20% na empresa.

ONLINE

Em maio, o Walmart anunciou a interrupção do seu serviço de vendas online no Brasil. A companhia deixou de operar pelo e-commerce, que desde 2017 funcionava como marketplace, canal de venda de mercadorias de outros varejistas. Em nota, a companhia afirmou que focaria em atacado, clube de compras e varejo físico.

GIANE GUERRA

Nenhum comentário:

Postar um comentário