quinta-feira, 1 de agosto de 2019



30 DE JULHO DE 2019
INFORME ESPECIAL

O dedo democrático

O cadastramento biométrico atingia, até a manhã de ontem, 69,99% do eleitorado brasileiro. São cerca de 102,3 milhões de pessoas identificadas pela tecnologia, conforme acompanhamento do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Onze Estados concluíram o processo até agora. São do Norte, Nordeste e Centro Oeste.

O Rio Grande do Sul está em um segundo grupo, embora uma grande parte de municípios menores já tenha encerrado a tarefa de cadastrar seus eleitores. Os gaúchos atingiram percentual de 74,48%. Atrás dos vizinhos do Paraná e de Santa Catarina, mas mais adiantados do que fluminenses, paulistas e mineiros, por exemplo.

A vantagem da biometria, por meio da impressão digital, fotografia e assinatura, é aprimorar a identificação do cidadão no momento do sufrágio, o que dá mais segurança à eleição. Assim, garante que quem está na urna é realmente o titular do voto.

Em Porto Alegre, o cadastramento passará a ser compulsório entre janeiro de 2021 e maio de 2022. Por isso, apenas um quarto dos eleitores atualizou sua situação até agora. Hoje, há 47 cidades do Estado que estão na fase obrigatória. O serviço é oferecido nos cartórios dos municípios. É possível agendar atendimento no site do TRE-RS.

Abaixo, veja os percentuais dos Estados do Sul e Sudeste.

CAIO CIGANA - INTERINO

Nenhum comentário:

Postar um comentário