segunda-feira, 10 de julho de 2017


10 de julho de 2017 | N° 18893
 L.F. VERISSIMO

Tornozeleiras

Se você se recusa a viver num país em que faltam tornozeleiras eletrônicas, tantos são os corruptos e os corruptores em prisão domiciliar, vai ter que se acostumar: também faltam passaportes para a fuga. A demanda por tornozeleiras eletrônicas excede a oferta, o que é quase a definição do Brasil atual numa frase. Pode-se imaginar algumas consequências da escassez de tornozeleiras. A tornozeleira compartilhada, por exemplo. Dois ou mais acusados em liberdade monitorada podem usar a mesma tornozeleira em dias alternados. 

A Polícia Federal será obrigada a recorrer a fabricantes clandestinos de tornozeleiras, criando um mercado paralelo, e fatalmente surgirão suspeitas de propinas pagas para que a escolha seja de um fornecedor e não de outro. E não demorará para aparecerem anúncios, nos classificados, de especialistas em abrir tornozeleiras e colocá-las no cachorro, para confundir os monitores da Polícia Federal. Triste o país que precisa de heróis, disse o Bertolt Brecht. Triste o país que não tem tornozeleiras que cheguem, digo eu.

PENTEADOS

O mundo está sob a ameaça de dois cortes de cabelo. Quem é capaz de usar o cabelo como o Kim Jong-un, ditador da Coreia do Norte, usa, é capaz de tudo. Quem usa o cabelo como o Trump, também. Se não fosse o corte do cabelo de Kim Jong-un, seus foguetes não assustariam tanto. Se não fosse o corte de cabelo do Trump, o perigo de uma intervenção na Coreia do Norte seria menor.

 A combinação do corte de cabelo de Kim Jong-un com mísseis de longo alcance é aterrorizadora. Com qualquer outro penteado, Kim Jong-un seria um homem com quem se pode conversar. Com qualquer outro penteado, Kim Jong-un seria receptivo aos apelos do bom senso. Mas o penteado de Kim Jong-un é uma declaração ao mundo. 

Todas as manhãs, na frente do espelho, Kim Jon-un examina o próprio cabelo e diz: “Estão pensando o quê? Só porque sou baixinho e rechonchudinho acham que podem me deter? Quem usa um penteado como o meu pode ser detido? Pensam que eu não sou louco o bastante? Pois vão ver”. Já devem ter avisado ao Kim Jong-un sobre o penteado do Trump. Kim Jong-un já deve saber das loucuras do Trump no governo dos Estados Unidos. Resta saber se, com aquele penteado, Trump também é louco o bastante.