segunda-feira, 24 de julho de 2017



24 de julho de 2017 | N° 18905
TELEVISÃO

Nova novela das seis é gravada na Serra

JOVEM ATRIZ GAÚCHA Vitória Strada contracena com veterano Tony Ramos em Tempo de Amar, que estreia em setembro.

O relógio marca 10h30min de quinta-feira, dia 20, e o termômetro aponta apenas 7ºC em Bento Gonçalves. Na semana mais fria do ano no Estado, a atriz Vitória Strada está vestida com um leve casaco marrom e ajoelhada em frente a um túmulo, improvisado ao lado do lago da Casa da Erva-Mate Ferrari, no Caminho de Pedras.

A atriz gaúcha, 20 anos, protagonista de Tempo de Amar, nova novela das seis da Globo que estreia em setembro, repete algumas palavras em frente à cruz, sob o olhar dos curiosos que se sentam na outra margem. Depois da liberação do diretor Jayme Monjardim, a atriz sai batendo queixo e é agasalhada pela produção.

– Passei em casa e peguei algumas botas compridas. Porque vim do Rio e estava quente. Precisei pegar uns casacos para me esquentar – conta a atriz, entre risos.

Estrela do filme Real Beleza (2015), de Jorge Furtado, a guria estreia na TV na pele da personagem principal do folhetim assinado por Alcides Nogueira e Bia Corrêa do Lago. Parte da equipe da novela – cerca de 70 pessoas – desembarcou no Estado na última terça-feira para emendar uma rotina de gravações que segue até sábado. As locações estão centradas na Serra, passando por cenários como a estação da Maria Fumaça, a vinícola Miolo e a Villa Fitarelli.

Na verdade, a trama não tem nada de gaúcha. O enredo se passa no fim dos anos 1920 em uma vila fictícia em Portugal e no Rio. Maria Vitória (Vitória Strada) e Inácio Ramos (Bruno Cabrerizo) se apaixonam, mas o amor encontra barreiras na diferença de classes sociais. Ela, filha do influente produtor de vinho e azeite José Augusto (Tony Ramos), e ele, um rapaz pobre. Com a vinda do jovem para o Brasil, o reencontro passa a mover a vida do casal. Na Serra, estão sendo filmadas as cenas da vila portuguesa.

– É um Romeu e Julieta dos anos 1920. No Rio Grande do Sul, é impressionante como as pessoas mantêm mesmo as raízes, por isso, foi uma escolha minha gravar aqui. Consigo trazer um pouco da Europa com as locações – diz Monjardim, que esteve à frente de produções como A Casa das Sete Mulheres (2003), O Tempo e o Vento (2013) e, mais recentemente, o filme O Avental Rosa, todos rodados no Estado.

O casal de atores que protagoniza Tempo de Amar é desconhecido do grande público. Vitória estreia na TV, e o modelo e ex-jogador (com passagens por Botafogo e Flamengo) Bruno Cabrerizo só estrelou novelas em Portugal. Por isso, quem se aglomera para assistir às filmagens na Casa da Erva-Mate Ferrari pede encarecidamente um aceno de Tony Ramos, um dos veteranos do elenco. Vestido em uma calça que lembrava bombachas, Tony parece à vontade com as baixas temperaturas.

– É um frio bom. Melhor que a canícula tropical, a quarenta graus, com essas roupas, na cidade cenográfica – diz, rindo alto.

nathalia.carapeços@zerohora.com.br