sábado, 15 de julho de 2017


15 de julho de 2017 | N° 18898

PALAVRA DE ESPECIALISTADr -  Édson Bolfe*

  • Oportunidades da Agricultura Digital

    Solo, clima, tecnologias, políticas públicas e a competência dos agricultores brasileiros tornaram nosso país um dos líderes mundiais na produção e exportação agrícola. Alcançamos reconhecimento internacional por uma agricultura de alta produtividade baseada em ciência. Apenas um exemplo: nas últimas duas décadas, a produção de grãos aumentou cerca de 250% com apenas 50% na expansão da área plantada, uma grande evolução até mesmo sob a perspectiva ambiental.

    Contudo, ainda existe uma equação com inúmeras variáveis e muita complexidade econômica, social e ambiental. Resumidamente, por um lado, há elevação da demanda por alimentos, fibras e energias, impulsionada pelo aumento populacional e da expectativa de vida. Por outro, convivemos com novos padrões de consumo e um mercado cada vez mais exigente quanto à sustentabilidade.

    A agricultura digital é uma das alternativas para resolver a equação. Mais do que um arcabouço tecnológico, trata-se de conceito interdisciplinar e transversal, não limitado a culturas agrícolas, regiões ou classe de produtores. Em um mundo cada vez mais dinâmico, a agricultura tem a possibilidade de se utilizar dos avanços em tecnologias da informação e comunicação (TICs), internet das coisas agrícolas (IoTA), agricultura de precisão, automação, robótica e técnicas de bigdata. A agricultura digital tem permitido novos enfoques no planejamento da produção, manejo, colheita, comercialização e transporte de grãos, frutas, hortaliças, carnes, leite, ovos e fibras.

    O Brasil assumiu papel inovador em agro nas últimas décadas. Agora, o dinamismo da pesquisa, indústria, comércio, ensino, assistência técnica e extensão rural impulsionam o setor para uma “Agricultura 4.0”. Os produtores já podem contar com apoio público, cooperativas, associações, sindicatos ou de serviços privados baseados em imagens de satélite, veículos aéreos não tripulados (VANTs) e sensores terrestres, sistemas de posicionamento global por satélite (GPS) e sistemas de informações geográficas (SIG).

    A Embrapa tem gerado inovações em agricultura digital com resultados aplicados em todo o Brasil. Também se prepara para o futuro com eventos técnico-científicos, a exemplo do 11º Congresso Brasileiro de Agroinformática promovido pela Embrapa Informática Agropecuária e parceiros com o tema: “Ciência de Dados na Era da Agricultura Digital”, que acontecerá em outubro próximo, em Campinas, em São Paulo.

    Um dos desafios é elevar a produtividade agrícola do país com sustentabilidade. A ampliação do uso da tecnologia digital no dia a dia da gestão das propriedades é um caminho para tornar a agricultura fator ainda mais determinante para o desenvolvimento do Brasil.
    *Pesquisador, coordenador do Sistema Agropensa/SIM-Embrapa

    Esses instrumentais são determinantes para o planejamento rural, redução de custos, aumento da produtividade e qualidade dos alimentos, atividades de mapeamento de uso da terra, cadastro ambiental rural (CAR), zoneamentos e aptidão agrícola.