quarta-feira, 7 de agosto de 2019


07 DE AGOSTO DE 2019
INFORME ESPECIAL

Vinhos da Serra são mais saudáveis do que importados


Baterias de provas e contraprovas realizadas em laboratórios especializados revelaram que vinhos produzidos na serra gaúcha têm três vezes mais resveratrol do que os rótulos europeus e sul-americanos mais vendidos no Brasil. Essa substância está presente nas sementes e sobretudo nas cascas das uvas tintas. Sua principal função é antioxidante - combate aos radicais livres - e também traz benefícios ao coração. Ajuda ainda a proteger contra o diabetes e doenças cancerígenas.

O presidente da Associação Brasileira de Sommeliers, Orestes de Andrade Jr., apresenta uma tese para o fenômeno, vinculada ao fato de a Serra ser uma região úmida e inóspita para o cultivo de uvas tintas. "A hipótese preliminar era que, para sobreviver e frutificar, a videira da serra gaúcha produz mais resveratrol, para proteger a planta da ação de fungos", explica.

A análise foi feita pelo Laboratório Lavin, de Flores da Cunha, especializado em bebidas, a partir de uma provocação do IBS à Vinícola Perini. Foram comparados seis vinhos da serra gaúcha com outros 12 rótulos da Argentina, Chile, Portugal, Itália e França. Contraprovas foram realizadas, depois, em uma instituição pública do Estado. O Laboratório de Referência Enológica, do governo gaúcho, confirmou os resultados.

A coordenadora do Mestrado Acadêmico em Biociências e Reabilitação do Centro Universitário Metodista (IPA), Caroline Dani, avaliou o estudo: "Não aparecem diferenças entre as variedades de uvas. O que importa para a maior concentração de resveratrol é a região mesmo". Caroline endossa a tese de que o motivo é o "estresse da videira".

Franco Perini, diretor da Casa Perini, comemora a descoberta, embora não tenha se surpreendido. "Sempre vimos estudos que falavam do diferencial dos vinhedos da serra gaúcha, que precisam ser mais fortes para produzir uvas de qualidade", afirma. Agora, inédito estudo comparativo jogou luzes definitivas sobre a questão, que já havia sido tratada anteriormente, mas nunca dessa forma. E sempre vale o alerta: beba com moderação e só se for maior de 18 anos.

TULIO MILMAN

Nenhum comentário:

Postar um comentário