quinta-feira, 15 de outubro de 2020


15 DE OUTUBRO DE 2020
DIA DO PROFESSOR

Pesquisa mostra impactos na vida dos educadores 

A pandemia impactou muito a vida dos professores. Mas não se resumiu a apenas desafios e desvantagens: houve muito aprendizado profissional e pessoal. É o que mostra a pesquisa "Impactos da pandemia na pessoa docente", desenvolvida no programa de pós- graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).

O estudo contou com mais de 200 participantes de dezenas de municípios do Estado e algumas localidades de fora do Estado e do país, que responderam a um questionário online com 25 perguntas durante o mês de maio. O número mais expressivo de participantes é de docentes de escolas públicas (74.8%), que atuam no Ensino Fundamental (40%) e com mais de 15 anos de docência (36.6%). Eles também representaram a maioria (93,6%) das instituições que adotaram o ensino remoto emergencial.

A pesquisa mostrou uma série de desafios profissionais, com destaque para o uso de tecnologias, adaptação curricular, comunicação e indícios de sobrecarga de trabalho. Outro ponto de destaque foi o apoio das instituições e colegas de trabalho.

A colaboração entre professores foi apontada como um aspecto positivo. Já o impacto do distanciamento social na relação emocional com os estudantes, negativo.

- Os docentes revelaram que as dificuldades técnicas e emocionais para se readequar à nova realidade os deixaram muito inseguros - destaca a professora Bettina Steren dos Santos, coordenadora do estudo.

Bettina observa que a pesquisa evidencia ainda o grande abismo presente na relação da escola com a comunidade.

- Não foi possível identificar quais famílias têm condições de acesso às aulas remotas, muitas não dispõem de tecnologia que deem conta, como também não dispõem de tempo para acompanhar as atividades dos seus filhos e retornar aos professores - observa a pesquisadora.

Questionados sobre como percebiam os estudantes, incluindo os com necessidades específicas ou deficiências, a maioria dos professores apontou apatia e ansiedade, seguido de falta de apoio familiar e tecnológico. Sobre a influência desse momento no processo de aprendizado dos estudantes, os docentes percebem desenvolvimento da autonomia e valorização da escola.

Nenhum comentário:

Postar um comentário