sábado, 24 de outubro de 2020



24 DE OUTUBRO DE 2020
ARTIGOS

Professor, professor? 

Quando assumi a direção da Escola de Medicina da PUCRS, em 2013, recebi o desafio de qualificá-la e torná-la uma referência no ensino médico. A decisão de investir e canalizar todos os meus esforços em um único foco teria que ter uma conotação de continuidade e que um legado fosse deixado à escola. Na época, por todas as análises que eu possuía, acreditei cegamente que tudo devia ser investido em uma figura, o professor.

Tinha e tenho a convicção de que o bom professor consegue transmitir o conhecimento independentemente do espaço físico, dos meios disponíveis, condições sociais ou até da capacidade cognitiva dos seus alunos. O professor possui uma característica muito peculiar, que é a adaptabilidade a qualquer situação adversa. Ele se reinventa diante da adversidade. O professor seria a chave-mestra da qualificação do ensino médico.

Duas premissas básicas deveriam ser contempladas: qualificar e selecionar.

Qualificar: através de uma avaliação longitudinal. Ela foi construída, discutida e aceita pelos professores. Essa avaliação contemplaria toda a atuação de assistência, ensino e pesquisa do professor. Ela seria longitudinal porque abrangeria um período de tempo. Não seria punitiva ou excludente, mas permitiria a evolução e o progresso do professor em todas as suas atividades. O professor não teria que obter somente a capacitação, mas se aperfeiçoar e evoluir em todos os quesitos avaliados.

Selecionar: os melhores professores com critérios ? das necessidades da escola e as exigências seriam aquelas da avaliação longitudinal. Depois de sete anos e por todas as avaliações pelas quais a Escola de Medicina da PUCRS passou - em 2018 o MEC avaliou com o grau máximo de 5; em 2020 obtivemos a segunda melhor nota no Enade em nível de Brasil e a única entre as Escolas de Medicina do RS com grau máximo de 5 -, comprova que o maior patrimônio que possuímos não são prédios ou laboratórios, e sim os professores, professores, professores... e esse legado foi deixado à Escola de Medicina da PUCRS.

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